Confira agora o quais as delícias que vão rolar essa semana no quadro Aroma e Sabor da sua rádio cidade, o quadro vai ao ar de segunda a sexta no Bom dia Cidade com Ceníria Costa. 

Segunda – 11.06.2018

CENOURA SALTEADA NA MANTEGUINHA

 

1 cenoura grande, 2 médias ou 3 pequenas

1 colher de manteiga

1 colher de chá rasa de pimenta calabresa sec

1 colher de chá rasa de açúcar

sal a gosto

Lave em água corrente e com ajuda de uma faca ou descascador de legumes, retire a pele da cenoura, se a sua cenoura for orgânica não precisa retirar a pele.  No sentido do comprimento corte a cenoura em fatias de 0,3 a 0,5 centímetros.  Depois, ainda no sentido do comprimento corte em tiras compridas de 0,3 a 0,5 cm de espessura.  Aí é só cortar  todas as tiras juntas e ao mesmo tempo, no sentido da largura, formando  cubinhos pequenos de 0,3cm  a 0,5cm. Reserve.

Em uma frigideira larga e em fogo médio/alto, coloque 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher rasa de chá de açúcar Pode ser qualquer tipo de açúcar: comum, demerada, orgânico ou mascavo e em seguida a cenoura cortada em cubos.

Salteie movimentando a frigideira até a cenoura ficar macia, mas ainda al dente, (oferecendo resistência ao dente) A Por 5 minutos ou até os cubinhos de cenoura tostarem e caramelizarem.

E está pronto um acompanhamento dos Deuses.  Vai bem com arroz branco, com carne moída, com repolho, com abobrinha e até sobre a saladinha de alface.

Bom Apetite!

 

Terça Feira – 12.06.2018

CEBOLA CARAMELIZADA

Cebola Caramelizada, é um molho agridoce com sabor irresistível que dá um a mais  por onde entra. Simples de fazer, dá pouco trabalho mas leva tempo. É preciso fogo baixo para caramelizar aos poucos, assim ela perde toda a acidez. Mas vale a pena um acompanhamento delicioso e bem em conta, perfeito para montar o hamburgerigual das hamburguerias famosas.

 

2 cebolas  cortada em rodelas finas

1 colher de sopa de manteiga, para veggie use azeite ou óleo de coco

2 colheres de sopa de molho shoyo

1 colher de sopa de açúcar mascavo

 

CEBOLA: Com ajuda de uma faca corte as cebola em rodelas finas.

FRIGIDEIRA:Em uma frigideira larga, fogo médio coloque 1 colher de sopa de manteiga, assim que a manteiga começar a querer derreter, junte as cebola fatias e 1 colher de sopa de açúcar mascavo. Misture tudo. Abaixe o fogo.

TEMPO: E siga mexendo de tempo e tempo, de 5 em 5 minutos, mais ou menos,  para evitar  grudar no fundo, por cerca de 15 minutos, até ela murchar e  começar a escurecer.

Então, junte  2 colheres de sopa de molho shoyo e mexa de 3 em 3 minutos para não queimar por mais 15 minutos. Tempo total 30minutos.

 

 Quarta Feira – 13.06.2018

BROWNIE

O brownie é uma daquelas receitas maravilhosas com chocolate devido ao seu sabor, claro, e sua textura única! Para fazer essa delícia você vai precisar apenas de ovo, farinha, e o melhor de tudo: creme de avelã, que pode até ser o creme de avelã caseiro! Convenhamos: uma sobremesa perfeita para os preguiçosos, né?

 

2 ovos, 1/2 xícara (chá) de farinha e 1/2 copo de creme de avelã serão suficientes para deixar seu brownie impecável! Basta misturar tudo, despejar a massa sobre uma assadeira untada e levar ao forno preaquecido a 180º C por cerca de 15 minutos ou até o palito sair limpo. E se quiser mais “chocolatudo”, aumente a quantidade de creme de avelã.

 

Quinta Feira – 14.06.2018

PÃO

 

Fazer pão em casa é muito mais saudável, já que não são utilizados conservantes no preparo. A falta de tempo pode ser um empecilho, mas não no caso dessa receita em que só é necessário bater os ingredientes e deixar crescer durante alguns minutos. Delicioso, rápido e com muitas fibras.

 

3/4 xícara de leite morno

1 ovo

1/4 xícara de óleo

1 colher de sopa de fermento biológico seco

1 e 1/2 colher de sopa de açúcar mascavo

1 pitada de sal

1/2 xícara de farinha de trigo

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral

2 colheres (sopa) de linhaça dourada (opcional)

1 colher (sopa) de aveia (opcional)

 

No liquidificador o leite, o óleo, o ovo e o fermento até ficar homogêneo. Acrescente o açúcar mascavo e o sal e bata mais um pouco.

Despeje a mistura líquida em uma tigela e aos poucos adicione a farinha até ficar totalmente integrada, acrescente a linhaça e aveia se optar por usar. A massa ficará mole e um pouco grudenta.

Unte e enfarinhe uma forma, (de aproximadamente 23 x 9 cm) acomode a massa na forma de e deixe descansar até dobrar de tamanho (pelo menos 30 minutos).

Leve ao forno pré-aquecido na temperatura mínima (150°C a 180°C) por 30 minutos ou até ficar com a superfície dourada.

 

 

Sexta Feira – 15.06.2018

ABACATE AO FORNO RECHEADO DE OVOS

 

É um belo aperitivo leve, especialmente para aqueles que procuram manter a forma. Além disso, este prato irá transformar a refeição comum num jantar especial.

 

4 ovos grandes.

2 abacates maduros.

Azeite de oliva.

Sal, pimenta e ervas aromáticas a gosto.

 

Forno pré-aquecido a 200º C.

Corte o abacate pela metade e tire o caroço. Extraia 2 colheres de sopa da polpa do abacate para deixar espaço para o ovo.

Com cuidado, coloque o ovo no espaço central do abacate. Coloque sal e pimenta a gosto e tempere com ervas aromáticas.

Asse por 15 minutos até que o ovo alcance o ponto de cozimento desejado.

 

 

Postado por Cidade FM Santa Brígida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *