Operação da PF contra grupo especializado em fraudes a bancos na Bahia cumpre mais de 30 mandados

A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta quarta-feira (4) uma operação para desarticular organização criminosa especializada em fraudes contra instituições bancárias na Bahia. No total, foram expedidos oito mandados de prisão preventiva e 29 mandados de buscas em Salvador, Feira de Santana, Santa Bárbara e Catu.

A operação, denominada de Assepticus, foi montada a partir de provas e colaborações premiadas obtidas na Operação Ali Babá, realizada em julho de 2016, e apontam a participação de servidores públicos e despachantes em desvios que superam os dez milhões de reais.

Os criminosos atuavam na região de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 quilômetros de Salvador. Além das cidades baianas, foram expedidos mandados também para Fortaleza, no Ceará.

Segundo a PF, os criminosos forjavam contratos sociais e outros documentos com dados falsos, simulando a existência de faturamentos e rendimentos de grande monta que, com a conivência de funcionários das instituições financeiras, possibilitavam a obtenção de empréstimos vultosos que jamais eram quitados.

Cerca de 100 policiais federais participam da operação. Os investigados irão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato, corrupção ativa e passiva, crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro.

Fonte: G1 BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *