Escritor Marcos Antonio Participa de Festa Literataria em Porto da Folha Sergipe

  Quando saímos da terra de Beato Pedro Batista e Madrinha Dodô, Santa Brígida na Bahia, e seguimos rumo a cidade de Porto da Folha em Sergipe, era início de madrugada, o sol começava a pincelar com seus tons violáceos, o firmamento cinzento. Depois que as lágrimas de Deus banharam seu torrão, tornando-o solo fértil, o sertão havia se vestido de verde.  

  Dentro de um ônibus escolar, gentilmente cedido pelo Secretário Municipal de Educação de Santa Brígida: Edson Manoel, jovens talentos embaraçaram levando a sua arte e sonhos. Uns, atores e atrizes, adolescentes do grupo de Teatro da Escola Municipal Pedro Batista, conduzidos pelas magnânimas professoras e escritoras: Maria de Lourdes (coordenadora pedagógica Municipal) e Lúcia Professora. Esses jovens talentos das artes cênicas foram com o intuito de apresentar, e apresentaram sublimemente bem, a peça teatral O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.

  Outros, escritores e escritoras mirins proliferados dos Projetos de Leitura: Luz do Aprender, da Escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro, coordenado pela Prof.ª. Carmem Silva, Leitura em Movimento, O Universo Mágico do Conhecimento (Secretaria de Educação de Santa Brígida) e Os Aventureiros da Leitura, da Escola Municipal Manoel Nascimento Neto, coordenado pela bibliotecária e poetisa: Lúcia Nascimento, e tem o apoio da Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA).

  Ainda compuseram esse grande time de fomentadores literários (as), a poetisa Patrícia Santos (Paulo Afonso), o Profº. E Poeta; Alex Xela (Paulo Afonso), o jovem poeta Jhonatas Magalhães (Santa Brígida), o jornalista J. Negrito do Site Se Liga na Música (Paulo Afonso), Maiara Santos (Santa Brígida), e o escritor Marcos Antônio Lima (Membro Fundador da Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano – ALAS –  e Membro Correspondente da Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA). 

  Ao chegarmos na aconchegante cidade de Porto da Folha fomos gentilmente recepcionados pelo anfitrião do Iº Encontro de Escritores & Leitores Portofolhenses e Convidados, escritor e acadêmico da ALAS, o confrade Idenilson Albuquerque. Após subirmos os degraus que dava acesso ao auditório, muito bem ornamentado, digno do glamour dos encontros literários, fomos convidados a degustar do delicioso café da culinária sergipana. Nesse ínterim, eis que veio até nós, quão exuberante quanto a própria poesia, a poetisa: Carla Daniely, uma das organizadoras do evento juntamente com a amabilíssima bibliotecária Meire Feitas.


  Além de escritores e escritoras Porto-Folhenses, estiveram presentes os jovens escritores da Academia de Letras Estudantil de Japoatã – ALEJ, Academia Japoatanense de Letras e Artes – AJLA, Juventude Estudantil  de Águas Belas – PE, Academia de Letras Estudantil de Sergipe – ALESE, e escritores, e escritoras de Sergipe, Pernambuco, Alagoas e Bahia, sendo essa última representada pela Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA, Secretaria Municipal de Educação de Santa Brígida, e escritores, e escritoras de Paulo Afonso.

  Vida longa à cultura e sua diversidade literária, vida longa ao Encontro de Escritores & Leitores Portofolhenses e Convidados. Parabéns a todos e todas que fizeram desse belíssimo evento, uma verdadeira festa de cultivo as letras.

Fonte: Marcos Antonio Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *