Pedro Alexandre BA celebrou seus 58 anos de emancipação politica

Na última terça feira 28/07 a cidade de Pedro Alexandre comemorou 58 anos de emancipação política. Desmembrado do município de Jeremoabo em 28 de julho de 1962.

Sua história começa em meados de 1872, quando chegou nas terras do então vilarejo da Lagoa da Caiçara — na atual Rua Velha — Pedro Alexandre de Carvalho, nascido no dia 25 de abril de 1865 e natural do povoado de Entre Montes, no município de Piranhas. Pedro Alexandre chegou neste vilarejo com aproximadamente 7 anos de idade junto ao seu pai adotivo (o velho Alexandre) que possuía o intuito de desmatar algumas áreas nessas terras virgens e férteis para fazer o plantio de algodão, um produto em alta e estrategicamente introduzido para mudar o setor econômico da região. A sede, criada no distrito ganhou a denominação de Serra Negra em 1927 em relação ao complexo da Serra Negra (nome que ainda é sinônimo para a atual cidade).

Pedro Alexandre casou-se com Guilhermina Maria da Conceição e teve 14 filhos. Entre seus filhos, vale destacar a relevância de João Maria de Carvalho (Coronel João Maria) e de Liberato Matos de Carvalho (Coronel Liberato) que ao lado do coronel João Gonçalves de Sá que ministrava a região de Jeremoabo (ver cidade de Coronel João Sá) e do Coronel Petro, empunharam domínio e autoridade não só na região como em outras localidades além fronteiras, pois além de dominar muitas terras na Bahia e no sertão sergipano, João Maria mantinha muita influência política em ambos os lados. Esse fato de possuir quatro coronéis ministrando parte do nordeste baiano conferiu à região baiana a fama de “Terra de Coronéis”.

Em 1943, com uma delimitação geográfica dos Estados de Sergipe e Bahia mais sofisticada, o distrito de Serra Negra teve seu nome substituído pelo topônimo Voturuna que corresponde a somente um lado do complexo de serras — exatamente a parte da Serra Negra que está dentro do território baiano, que possui atualmente a comunidade Serra Torre e que faz ligação com a sede da cidade. Além disso, é especificamente na região da Voturuna onde se encontra o cruzeiro da cidade, conhecido por conta das penitências religiosas que integram parte da história e cultura local dos pedro-alexandrinos.

O então distrito de Voturuna recebeu o nome de Pedro Alexandre quando elevado à condição de cidade: fundado como parte do território que corresponde à Jeremoabo o distrito foi desmembrado do município de Jeremoabo pela Lei estadual de 28 de julho de 1962.

A eleição para prefeito e vereadores ocorreu em 07 de outubro de 1962 e o sr. Heraldo de Carvalho (um dos filhos do Coronel João Maria) foi eleito primeiro prefeito do município.

Fonte: Jeremoabo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *