Saiba quando fazer o balanceamento de seu veículo

Tem dúvidas sobre o momento certo de balancear o seu pneu? Confira nossas dicas!

Existem poucos sinais que indicam se os pneus estão desequilibrados, e todos também são válidos para quem porventura esteja em busca de carros usados à venda. Primeiro, você sentirá a vibração do veículo no volante, no assoalho ou no assento ao dirigir em velocidades mais altas. Em segundo lugar, você ouvirá um zumbido quando sentir a vibração.

Terceiro, você notará que um lado do pneu está mais gasto do que o outro. Finalmente, se um pneu está perdendo pressão de ar, isso pode causar uma experiência de direção desequilibrada.

O balanceamento do carro é importante para prolongar a vida útil dos pneus, bem como aumentar a segurança básica do seu veículo. Pneus desbalanceados podem causar desgaste irregular, vibração e desempenho de direção potencialmente inseguro. É muito importante equilibrar os pneus com frequência com base nas indicações do manual do seu veículo.

Como posso saber se o meu automóvel precisa de balanceamento?

Os pneus são equilibrados quando você substitui 2 ou 4 pneus em seu automóvel. Como os pneus se desgastam dependendo das rotinas de direção e das condições da estrada, o desgaste desigual começará a ser reconhecível após os primeiros 1.500 – 3.000 quilômetros de uso.

O balanceamento de pneus é um ajuste para o conjunto de pneus. Ele garante que o peso seja distribuído uniformemente em toda a circunferência da unidade. Ultimamente, tem sido bastante necessário em carros usados à venda, principalmente quando adquiridos direto do proprietário.

Os sintomas comuns de pneus desequilibrados são desgaste irregular e mais rápido do piso, economia insatisfatória de combustível e vibração no volante, no assoalho ou no assento, que piora em velocidades mais altas.

Quando todas as áreas da unidade de roda-pneu têm o mesmo peso possível, o pneu irá rolar suavemente. Isso ajuda a usá-los uniformemente, para uma vida mais longa.

O equilíbrio também contribui para o conforto de condução: os pneus desequilibrados oscilam ou sobem e descem, o que causa vibração. Se um pneu dianteiro não estiver bem equilibrado, você provavelmente sentirá vibração no volante.

Se o problema for na parte traseira, o tremor será perceptível no assento ou no chão. Os pneus desequilibrados são facilmente corrigidos, mas o trabalho é preciso. Isso é feito colocando pequenos pesos, apenas frações de onças, na roda.

Como as rodas ficam desequilibradas?

O desgaste diário dos pneus contribuirá para o desequilíbrio. As imperfeições normais de fabricação também são uma causa: pneus e rodas não têm distribuição de peso precisamente igual.

Eles serão ligeiramente mais pesados ​​em alguns pontos. Apenas meia onça de diferença de peso é suficiente para causar uma vibração quando você está dirigindo.

Como os pneus são reequilibrados?

O rebalanceamento é feito em uma oficina de pneus colocando a unidade roda-pneu em uma máquina de balanceamento de pneus que faz medições para localizar áreas mais leves ou pesadas e fazendo ajustes para levar em conta essas diferenças de peso.

O melhor momento para fazer isso é quando os pneus estão sendo girados, tanto por conveniência como porque você pode ter um pneu desequilibrado na parte traseira do veículo e não sentirá até que seja movido para a frente.

Veja como é feito:

1. Um pneu montado em uma roda é preso a uma máquina de balanceamento de pneus.

2. A roda é girada enquanto as medições de vibração são feitas. Isso informa ao técnico se o peso está distribuído uniformemente, quanto peso deve ser adicionado e onde prendê-lo na roda.

3. Se for encontrado um desequilíbrio, o técnico pode ser capaz de reequilibrar e ajustar os pesos (adicionando mais). Mas às vezes requer que a tecnologia também mova o pneu na roda e depois reequilibre. Isso ocorre porque um ponto pesado na roda e no pneu às vezes pode se alinhar, causando um desequilíbrio maior que precisa ser corrigido.

Equilíbrio Versus Alinhamento

Embora ambos devam fazer parte da manutenção regular do automóvel, balancear não é o mesmo que obter um alinhamento. O alinhamento das rodas corrige os ângulos dos pneus para que eles viajem na mesma direção e entrem em contato com a estrada de maneira adequada.

O alinhamento reduz o desgaste irregular dos pneus e aumenta a vida útil dos pneus. Frequentemente, o equilíbrio e o alinhamento dos pneus são percebidos como a mesma coisa, mas não são.

Resumo em tópicos de quando fazer o balanceamento de seu veículo

– Quando você sente vibração no volante, no assoalho ou no assento.

– Quando você fura o pneu e precisa de consertá-lo.

– Quando você compra qualquer tipo de pneu novo.

– Quando você percebe o desgaste irregular dos pneus.

– Independentemente de qualquer coisa, é necessário fazer o balanceamento do seu Ford Edge  a cada dois anos, uma vez por ano se você dirigir em estradas irregulares.

Outros esclarecimentos

O balanceamento e a rotação dos pneus costumam ser feitos ao mesmo tempo, mas não são o mesmo serviço. A rotação do pneu é quando as rodas dianteiras e traseiras de um veículo são trocadas para equilibrar o desgaste do piso entre elas. Visto que ambos requerem a remoção de cada roda, é conveniente fazê-los ao mesmo tempo.

A vibração durante o andamento pode ser causada por um pneu desequilibrado e conjunto de roda ou outra coisa – uma roda torta, um pneu danificado (que não será consertado por balanceamento), peças de suspensão desgastadas ou outros componentes envelhecidos.

Se você sentir uma vibração, busque logo fazer um balanceamento. Você evitará problemas mais sérios – e desfrutará de um passeio mais suave – quando os seus pneus estiverem bem equilibrados.

IMPORTANTE: Não é aconselhável substituir apenas um pneu, pois isso pode criar grandes problemas para o alinhamento, equilíbrio e manuseio do veículo. Se tiver que realizar a substituição, faça de todos.

Resumo em tópicos dos benefícios de se fazer o balanceamento de seu veículo

– Passeio mais suave

– Melhor economia de combustível

– Desgaste mais uniforme dos pneus

– Vida prolongada de pneus e peças do trem de força

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas em relação ao balanceamento de veículos? Siga-nos nas redes sociais e tire outras dúvidas a respeito do que o seu Ford Edge precisa para ter um bom funcionamento e não trazer transtornos nem para você e nem para a sua família.