Conselheiros tutelares estiveram na radio cidade FM, falando sobre o dia nacional de combate a exploração sexual

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, 

O  Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 1988, incentivado por um crime ocorrido no dia 18 de maio de 1973, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, drogada, espancada, violentada e morta.

Nesta sexta feira 14/05 membros do conselho tutelar de Santa Brigida Bahia, participaram de uma entrevista no programa conexão 104 da radio cidade FM, falando sobre o dia nacional de combate a exploração sexual.

No intuito de prevenir a sociedade santabrigidense com relação ao abuso sexual, desta forma sempre garantindo a segurança da criança e adolescente.

Estiveram presente os conselheiros João Ferreira que comandou a entrevista, Alvaro, Aliane Evangelista e Edneide, por telefone participou o conselheiro Adão Santana.

Participaram também por telefone o diretor do colégio estadual Luiz Viana Filho, Antonio Nascimento (Tony), a secretaria de cultura e turismo Lucilene Machado, a psicologa do crase Neuma Matos, a assistente social do crase Denize e a ex-conselheira Jussara.

Foi um debate muito aproveitoso segundo os conselheiros, por que além da conscientização, uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações é a denúncia, que pode ser feita por meio do Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo.

As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis. 

Redação: Radio Cidade FM de Santa Brigida