Santa Brígida comemora 62 anos de emancipação politica neste 27 de julho

Antônio Manoel de Souza, casado com uma brasileira chamada Brígida.

Santa Brígida comemora 62 anos de emancipação politica neste 27 de julho

Hoje sabado 27 de julho, o nosso municipio de Santa Brígida Bahia completa 62 anos de emancipação politica, com muita potencialidade na agricultura,. terra de inúmeras manifestações culturais como os Penitentes, as Novenas de santos catolicos, Bacamarteiros, As três modalidades de são Gonçalo, Guerreiros de são Jorge, Maneiro-pau, Reizado, Bandas de pifanos e o  Artesanato da palha.

Localizada no Nordeste Baiano, fazendo divisa com os municipios de Jeremoabo, Paulo Afonso e Pedro Alexandre. Tem população estimada em 13.917 habitantes (2021).  

Relato histórico.

Antônio Manoel de Souza, casado com uma brasileira chamada Brígida, A senhora Brígida desejando conhecer Portugal pediu a seu esposo para ir passear o que foi atendida, mas, veio a falecer durante a viagem. Chegando de volta ao Brasil, o senhor Antônio Manoel de Souza, ainda inconformado com o lamentável acontecimento, procurou seu sogro e lhe fez a seguinte proposta, doar todas as terras que possuía aqui no Brasil inclusive as terras de Santa Brígida que chamava-se? Itapicuru de Cima?, mas no ato da transferência da escritura, o senhor Antonio Manoel de Souza, prestando uma homenagem a sua falecida esposa, deu o nome ao terreno da nova escritura de Santa Brígida, isto ocorreu em 16 de julho de 1817.

Por volta de 1940, Santa Brígida era apenas um pequeno povoado do município de Jeremoabo, composto por algumas casas de barro cobertas de palha. A agricultura, mal dava para a subsistência e a pecuária limitava-se mais a criação de bodes e cabras.

Em 1942 peregrinava pelos Estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco um penitente de barba e cabelos grisalhos, pregando e curando, que se chamava Pedro Batista da Silva

Sua chegada a Santa Brígida ocorreu em 14 de junho de1945, tinha como objetivo formar a romaria e desenvolver a agricultura como meio de subsistência para as famílias que aqui residiam no povoado.

Sua chegada a Santa Brígida ocorreu em 14 de junho de1945, tinha como objetivo formar a romaria e desenvolver a agricultura como meio de subsistência para as famílias que ali residiam. Correndo a notícia que Pedro Batista estava instalado em Santa Brígida, as pessoas dos estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco, veio visitá-lo em romarias, trazendo dinheiro para comprar terras e outros atraídos pela crença.

O progresso de Santa Brígida também se reflete na história administrativa. O povoado é elevado a sede de distrito, devido a um pedido de Pedro Batista, tendo sido aberto um juizado de paz e um registro civil. É seu maior sonho, assim como dos moradores o lugar se emancipar. Isso aconteceu em 27 de julho de 1962, a emancipação política do município, tornando Santa Brígida um município politicamente independente, pela lei número 1757 de 27 de julho de 1962, sancionado pelo então governador do estado, Sr. Juracy Magalhães.

Em outubro de 1962 ocorreu a 1ª eleição, foi eleito o 1º prefeito o Sr. Zenor Pereira Teixeira, empossado em 07 de abril de 1963. sendo os vereadores Lindoaldo Alves de Oliveira, Esael Vicente dos Santos, João Manoel Alves, Ranulfo Machado de Alencar, Elias Miguel do Nascimento, Cícero Barbosa dos Santos, João Alves Barbosa, João Alves de Matos.

Pedro Batista, o conselheiro que deu certo, um líder que aglomerou o povoado de Santa Brígida com seus romeiros que vieram de Alagoas e Pernambuco, fez até Reforma Agrária no Sertão da Bahia. Também não se pode esquecer as manifestações religiosas iniciadas pela conselheira Madrinha Dodô

Por; Cidade FM Santa Brigida