Caminhada em Memoria do Conselheiro Pedro Batista, nesta segunda feira dia 11 de novembro em Santa Brigida.
Pedro Batista era um penitente que Peregrinava pelos Estados de Alagoas e Pernambuco, pregando e curando.
Em 1942 peregrinava pelos Estados de Alagoas e Pernambuco um penitente de barba e cabelos grisalhos, pregando e curando, que se chamava Pedro Batista da Silva. Serviu o exército aos dezessete anos, sendo deslocado posteriormente para Foz do Iguaçu e Ponta Grossa , no Paraná. Após desligar-se do exército trabalhou como marinheiro e estivador nos portos do Rio de Janeiro, Santos e Paranaguá, onde se fixou e viveu como pescador.
Uma visão? fez regressar ao Nordeste, onde peregrinou pelos estadosde Alagoas e Pernambuco, suas andanças Pedro Batista ficou famoso pela sua sabedoria em dar conselhos, efetuar curas e libertar pessoas de maus-espíritos.
Pedro Batista chegou em Santa Brígida no dia 14 de junho de1945, tinha como objetivo formar a romaria e desenvolver a agricultura como meio de subsistência para as famílias que ali residiam. Correndo pelo sertão a notícia que o Beato Pedro Batista estava instalado em Santa Brígida, a gente que o conhecia de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Ceara, veio visitá-lo em romarias. Uns com o fito de se instalar ao pé do ?Padrinho?, outros traziam dinheiro para comprar terras ou alugá-las, pretendendo ali, viver atraídos pela crença, fé e pela ordem que faziam reinar em torno de si.
O Padrinho Pedro Batista da Silva, veio a falecer aos oitenta anos, no dia 11 de novembro de 1967, sepultado no cemitério São Pedro em Santa Brígida ? Bahia. Hoje Santa Brígida ainda clama a perda do Padrinho Pedro Batista. Um homem que amou e ensinou a amar, conseguindo colocar a chama da fé em todos que o cercava. Foi também severo e lutador em suas causas. Ele era uma pessoa de Deus. Um Conselheiro andarilho que pregava o bem e expulsava o mal. Seus ensinamentos continuam sendo um alento para os oprimidos. É assim que o povo de Santa Brígida clama seu Padrinho. Sua presença continua viva por todos os lugares da cidade, em cada casa, em cada coração.
Nesta segunda-feira 11 de novembro feriado municipal em Santa Brigida a paroquia de Santa Brigida da suecia realizará a 25ª caminhada penitencial em memória do conselheiro Pedro Batista da Silva.
A caminhada sairá da comunidade assentamento Aroeira até a sede, com as paradas, o Paraco Padre Gilmar contará com a presensa dos fieis catolicos.
Veja agora a programação
as 14:30 horas saida da praça pedro batista assentamento Aroeira
As 15:00 horas apresentações de bacamarteiros, sao Gonçalo baiano e pernambucano e maneiro-pau
As 16:00 horas santa missa na igreja da comunidade, presidida pelo paracó Padre Gilmar
As 17:00 horas saida em caminhada ate a sede, visita ao tumulo e apresentação do são Gonçalo alagoano no cemiterio são Pedro
Encerramento na Praça Pedro Batista com a exibição do filme vida de Pedro Batista e apresentação dos Guerreiros de são Jorge.
Por: Cidade FM Santa Brigida
Comentários (0)
Comentários do Facebook