Santa Brígida-BA: Centenas de romeiros comparecem a 25ª Caminhada Penitencial em Memória ao conselheiro Pedro Batista
Pedro Batista faleceu em 11 de novembro de 1967 em Santa Brigida - Ba
Na tarde da segunda-feira 11/11 a Paróquia de Santa Brígida da Suécia realizou à 25ª Caminhada Penitencial em memória aos 57 anos de Páscoa do Beato Pedro Batista.
A concentração da caminhada foi no Assentamento Aroeira, no periodo da tarde com apresentação dos são Gonçalo baiano, pernambucano e Maneiro-pau, em seguida a celebração da Santa Missa, presidida pelo Páraco Padre Gilmar Maranduba e Padre Rosivaldo Gama Wanderley da pároquia Santa Teresa de Jesus em Ribeira do Pombal - Ba
Na sequência os romeiros saiaram em caminhada até a sede rezando os benditos no clima bom da noite, chegando de frente o cemitério dos baianos os índios Pankararu realizaram um ritual de frente a cruz e as imagens de Pedro Batista e Madrinha Dodô.
Ao Chegar no cemitério São Pedro a visita ao túmulo do Beato aconteceu ao som de apresentação da dança do São Gonçalo alagoano, além de benditos e orações das almas.
Retornando á praça Pedro Batista os romeiros visitaram a antiga morada do beato, dessa vez com apresentações dos Guerreiros, Bacamarteiros, exibição do filme "Povo do velho Pedro" tradicional mesada para os presente naquele momento e os benditos.
Em entrevista a reportagem da Radio Cidade FM, Padre Gilmar afirmou como foi o projeto da caminha:"Na minha primeira passagem por aqui, realizei o projeto da caminhada penintencial em memoria a Pedro Batista no ano de 1992, mas fui transferido pra Paripiranga, ai meus sucessores deram continuidade, é uma alegria celebrar a pascoa de pedro batista que em vida ajudou as pessoas, dava conselhos e realizou a primeira reforma agraria." afirmou Padre Gilmar.
Pedro Batista faleceu no dia 11 de novembro de 1967 em Santa Brigida, e até os dias atuais é símbolo de cultura e fé em todas as áreas do municipio.
Por: Cidade FM Santa Brigida
Comentários (0)
Comentários do Facebook