Chico Buarque recebe Prêmio Camões após espera de quatro anos
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se recusou a cumprir rito para reconhecer o mérito do artista
O cantor Chico Buarque vai receber o Prêmio Camões após esperar quatro anos pela mais importante láurea dada a escritores lusófonos. A cerimônia vai ocorrer nesta segunda-feira (24), às 12h no horário de Brasília, no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, Portugal.
O artista venceu o Prêmio, no valor de 100 mil euros, em 2019. Na época, o ex-presidente Jair Bolsonaro se recusou a assinar o documento exigido pelo Camões para reconhecer o mérito de Chico Buarque, afirmando que entregaria o prêmio “em até 31 de dezembro de 2026”.
Por sua vez, a voz de “Cálice” declarou que “a não assinatura do Bolsonaro no diploma é um segundo Prêmio Camões”. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, estão em Portugal para firmar acordos voltados para o setor entre os países.
“Essa entrega é simbólica porque representa a vitória da democracia. Chico Buarque é um artista de uma envergadura tremenda, pela história, por tudo que já produziu, tanto na música, quanto na literatura. Ser testemunha, participar enquanto ministra desse momento depois de sofrermos uma tentativa de golpe recente no Brasil e do desmonte da cultura nesses últimos quatro anos, é motivo de festa”, disse a chefe da pasta em nota.
Fonte: bahia.ba
Comentários (0)
Comentários do Facebook