Lula assina 11 acordos em Portugal, volta a atacar antecessores e comete gafe

'Houve irresponsabilidade de quem governou o Brasil nos últimos seis anos', disse o presidente

Lula assina 11 acordos em Portugal, volta a atacar antecessores e comete gafe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e alguns de seus ministros assinaram 11 acordos com Portugal na tarde deste sábado (22) que versam sobre assuntos que vão de educação a saúde.

Na ocasião, o lado do premiê de Portugal, o socialista António Costa, Lula voltou a atacar seus antecessores, mesmo que sem nomeá-los. “Houve irresponsabilidade de quem governou o Brasil nos últimos seis anos”, disse o petista, referindo-se a Jair Bolsonaro e a Michel Temer.

As declarações ocorreram no encerramento da 13ª Cúpula Luso-Brasileira, realizada em Lisboa. Previstas para acontecerem a cada dois anos, as reuniões não eram realizadas desde 2016.

Em 2018, o então presidente Temer chegou a confirmar presença no evento, mas desmarcou a viagem a Lisboa a poucos dias do embarque, optando por priorizar a agenda interna brasileira. E, em seus quatro anos na Presidência, Jair Bolsonaro (PL) não fez nenhuma viagem oficial a Portugal.

O premiê luso manifestou querer que a cúpula, ou cimeira, como se diz em Portugal, seja a partir de agora anual.

Com um discurso sem roteiro, Lula também cometeu uma gafe. Embora muitos portugueses residentes no Brasil se queixem da existência de um estereótipo do “português da padaria”, o presidente destacou justamente a presença dos padeiros ao falar sobre a comunidade lusa no país.

Fonte: bahia.ba