Lula cobra clareza de europeus sobre acordo com Mercosul

O presidente classificou como inaceitáveis as novas condicionantes apresentadas pela União Europeia para o acordo

Lula cobra clareza de europeus sobre acordo com Mercosul

Durante encontro com autoridades europeias, neste domingo (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou um acordo equilibrado entre o Mercosul e a União Europeia, que permita uma agenda comercial ambiciosa entre os blocos. A reunião se deu à margem da Cúpula do G20, realizada em Nova Delhi, na Índia,

Na conversa com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, Lula reforçou que o instrumento apresentado no início do ano pela UE, com novas condicionantes e possíveis sanções em torno de questões ambientais para o acordo com o bloco sulamericano é inaceitável e desconsidera credenciais do Brasil em torno do tema.

O Mercosul cobra dos europeus uma postura mais clara em torno da real possibilidade de acordo, em especial porque os debates entre áreas temáticas já somam mais de 20 anos e, portanto, não haveria sentido em estender ainda mais essa etapa. Na opinião do presidente Lula, a decisão já está mais no âmbito político do que técnico.

Sob liderança do Brasil, o bloco entregou, dias atrás, uma contraproposta ao documento adicional dos europeus. Lula enfatizou estar confiante em chegar, até o fim do ano, a um acordo equilibrado e que leve em conta necessidades dos dois lados.

Por meio de seu perfil oficial no Twitter, Ursula von der Leyen desejou sorte ao Brasil à frente da Presidência do G20 e referendou a intenção de encontrar um caminho consensual. “A União Europeia valoriza a parceria com o Brasil. Nós queremos reforçá-la e precisamos encontrar um caminho para União Europeia e Mercosul”, escreveu.

Fonte: bahia.ba