Lula enfatiza debate sobre democracia em discurso na diplomação
Ele defendeu que tema deve ser entendido para além da definição nos dicionários; "povo quer mais do que simplesmente eleger seus representantes"
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enfatizou a defesa da democracia em seu discurso na solenidade em que foi diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no começo da tarde desta segunda-feira (12). No pronunciamento, Lula defendeu que a democracia precisa ser entendida para além de sua definição nos dicionários.
“O povo quer mais do que simplesmente eleger seus representantes, o povo quer participação ativa nas decisões de governo”, ressaltou. “É preciso entender que democracia é muito mais do que o direito de se manifestar livremente contra a fome, o desemprego, a falta de saúde, educação, segurança, moradia. Democracia é ter alimentação de qualidade, é ter emprego, saúde, educação, segurança, moradia”.
No ato, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), também recebeu o diploma que o habilita a exercer o cargo, a partir de 1º de janeiro. Já a diplomação de eleitos para governador e vice, senador e deputados federais e estaduais é organizada pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e, na Bahia, ocorre na próxima sexta-feira (16), às 17hs, no TCA.
Em sua fala, Lula também elogiou “cada ministro e cada ministra do STF e do TSE pela firmeza na defesa da democracia e da lisura do processo eleitoral nesses tempos tão difíceis. A história há de reconhecer sua coerência e fidelidade à Constituição”. Para o presidente eleito, a democracia precisa ser “semeada, cultivada, cuidada com muito carinho por cada um, a cada dia, para que a colheita seja generosa para todos.”
Fonte: bahia.ba
Comentários (0)
Comentários do Facebook